TIC e Escola Porta Iracema das Artes realizam aula-aberta “Figuras Corporais” de Ines Pasic sobre técnica de mímica e manipulação de bonecos

Ines Pasic é fundadora e diretora do Gaia Teatro, sediado em Lima (Peru), que apresenta “O mundo de Fingerman” no Festival Interncional de Teatro Infantil do Ceará.

Espetáculo “O Mundo de Fingerman”, do Gaia Teatro (Bósnia/ Peru)

 

A Escola Porto Iracema das Artes e o 7º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, realizam em Fortaleza a aula-aberta “Figuras Corporais”, ministrada por Ines Pasic, dia 9 de outubro, às 16h, no Porto Iracema das Artes. Ines Pasic é fundadora e diretora do Gaia Teatro, sediado em Lima (Peru), que traz ao festival “O Mundo de Fingerman”, um premiado espetáculo onde, por meio da mímica e do teatro de animação, os personagens são criados a partir dos corpos das próprias atrizes. A peça ganhou o prêmio MASQUE de melhor produção estrangeira outorgado pela Academia de Artes Cênica de Québec (Canadá). A aula-aberta é gratuita.

 

A base do trabalho de Ines Pasic é utilizar o próprio corpo para dar vida a personagens e manipulá-los, mesclando teatro de figuras e teatro de animação.  Seus espetáculos têm rodado o mundo, sobretudo, por festivais de teatro de animação e de mímica, reunindo prêmios de público e crítica.

 

Na aula-aberta, a artista compartilhará seus conhecimentos, suas investigações e suas experiências sobre figuras corporais. Sua fala se centrará nos fundamentos das técnicas de mímica e manipulação para criar jogos teatrais. Abordará a relação entre as diferentes partes do corpo (enquanto personagens) e o manipulador de bonecos.

 

SOBRE INES PASIC

 

De origem bósnia, Ines é formado pelo Conservatório de Saravejo. Ao lado do peruano Hugo Suárez, a artista estudo técnicas de mímica e fundou o “Teatro Hugo e Ines” em 1986. Interessada pelas possibilidades expressivas de cada parte do corpo, Ines e Hugo desenvolvem um estilo e uma linguagem próprios, que combinam técnicas de manipulação, mímica e dança. Suas produções se apresentaram em mais de quatrocentos festivais internacionais no Japão, EUA, Canadá, França, Brasil, Argentina, entre outros; bem como ganharam vários prêmios de crítica e público. Em 2003, funda o Gaia Teatro, junto a Gabriela Bermudez e Hugo Suarez. Atualmente, além de continuar seu trabalho artístico, Ines tem ministrado palestras e oficinas sobre teatro de figuras.

Apresentado pelo Ministério da Cultura, CAIXA e Enel, o 7º TIC é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (via Lei de Incentivo à Cultura). Tem o patrocínio da M Dias Branco e Caixa. Agradecimento: Naturagua e Enel. Apoio: Hapvida, Marisol e Governo do Ceará, através da sua Secretaria da Cultura. Parceria: Escola Porto Iracema das Artes, Instituto Francês, Cinemateca da Embaixada da França, Consulado da França em Recife, Fecomércio, SESC, Theatro José de Alencar, Instituto Dragão do Mar, Prefeitura de Sobral e ECOA. Produção: Invento Produções Culturais. Promoção: Instituto Seara.

 

SERVIÇO

 

Aula-aberta “Figuras Corporais” com Ines Pasic (Bósnia/ Peru) – Dia 9 de outubro, às 16 horas, no Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema). ACESSO GRATUITO.

 

7° TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará – De 6 a 12 de outubro em Fortaleza e de 11 a 16 em Sobral.  Informações: (85) 3048 6077. Email: fest.teatroinfantil@gmail.com. Site: www.festivaltic.com.br.

 

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA:

 

Jornalistas Resp: Sônia Lage e Eugênia Nogueira

degage@degage.com.br / www.degage.com.br

Tel: (85)3252-5401 / 99989-5876 / 99989-3913

Instagram: @degage_imprensa / f: degageassessoria

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *