Primeira Infância no Encontro de Narrativas para a Infância

FOTO CLARICE E CARLOS

O TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará, que acontece anualmente em outubro, realiza o Encontro de Narrativas para a Infância, que reúne nomes locais e nacionais em torno das artes para a infância. Entre 28 e 30 de maio, o evento iniciou com a temática “Teatro Jovem”, e de 04 a 06 de junho, na Escola Porto Iracema das Artes, a programação continua com discussão sobre teatro para bebês. As inscrições estão abertas no site do TIC: www.festivaltic.com.br.

A ideia é criar um ambiente propício para a troca de conhecimentos e experiências entre artistas das artes cênicos e de outras linguagens. Com isso, espera-se ampliar o “repertório” dos partícipes, quebrando velhos paradigmas e abrindo novas perspectivas, de forma intersetorial, em torno da Cultura Infância. O Encontro tem o objetivo de compartilhar e discutir as diferentes formas do narrar para crianças, suas subjetividades, estéticas, dramaturgias e poéticas, associadas à produção artística e às práticas socioculturais.

Nessa edição, o projeto trabalhará com duas temáticas ainda pouco exploradas no teatro do Ceará, a saber: teatro para bebês e teatro jovem. A ideia é trazer novos ares à cena cearense, estimulando novas formas de pensar e fazer teatro infantil.

Este encontro é uma realização do TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará, promoção da Seara de Cultura e Desenvolvimento, produção Invento Produções Culturais, apoio Escola Porto Iracema das Artes, Portos do Conhecimento e Instituto Dragão do Mar, IFAN – Instituto da Infância e Secult – Secretaria de Cultura do Ceará. Agradecimentos à COELCE – Companhia Energética do Ceará.

OFICINA TEATRO PARA BEBÊS

A oficina “Teatro para Bebês: a poética no jardim da primeira infância”, com Carlos Laredo (Espanha) e Clarice Cardell (DF), acontecerá entre 05 e 06 de junho (12 horas/aula).

A oficina abordará os processos artísticos e pedagógicos em torno do universo teatral voltado para a primeira infância. A proposta é explorar o misterioso universo dos cinco primeiros anos de vida de um ser humano. A partir disso, será abordada a criatividade cênica para a primeira infância, dentro perspectiva do trabalho poético sobre a inocência e a invisibilidade por meio de exercícios práticos e teóricos no campo da dramaturgia e da encenação para bebês. Os professores compartilharão saberes e fazeres fundamentados suas pesquisas e experiências em teatro para a primeira infância na Europa e Brasil nos últimos quinze anos.

Carlos Laredo e Clarice Cardell são os fundadores da companhia de teatro hispano-brasileira La Casa Incierta, criada no ano 2000. A Companhia é pioneira no campo das artes cênicas para a primeira infância, realizando espetáculos cênicos e organizando programações e atividades formativas para artistas, educadores, pais e crianças. De 2006 a 2012, o grupo foi residente do Centro de Arte Fernán Gómez de Madrid (Espanha), onde organizava uma programação internacional permanente para recém-nascidos. Atualmente, o grupo reúne um repertório de oito espetáculos para bebês e vem desenvolvendo parcerias em países como Bélgica, França, Itália, Portugal e Rússia, além do Brasil, onde desde 2009 realiza o festival Primeiro Olhar em colaboração com o grupo teatral Sobrevento (SP).

PALESTRAS E MESAS-REDONDAS

Um dia antes da oficina, os professores ministrarão uma palestra no Auditório da Escola Porto Iracema das Artes, a fim de otimizar sua presença e oportunizar o acesso a informações para aqueles que não puderem cursar as oficinas. A palestra introduzirá as discussões em torno dos processos criativos da arte para a Primeira Infância por meio de mesa-redonda com três criadores/ pensadores de diferentes linguagens.

PROGRAMAÇÃO

TEATRO PARA BEBÊS: A POÉTICA NO JARDIM DA PRIMEIRA INFÂNCIA

Dia 04/06 (19h às 21h30)

Palestra de Carlos Laredo (Espanha) e Clarice Cardell (Brasil)

Mesa-Redonda com experiências locais

Local: Auditório da Escola Porto Iracema das Arte

Dia 05 e 06/06 (9h às 12h e 14h às 17h)

Oficina de Carlos Laredo (Espanha) e Clarice Cardell (Brasil). Máximo: 20 alunos.

Local: Escola Porto Iracema das Arte

Inscrição: http://festivaltic.com.br/inscricao-palestras-e-oficina-teatro-para-bebes/

O TIC – FESTIVAL DE TEATRO INFANTIL

Com o tema “Solte a Imaginação” o TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará chega à quarta edição de 07 a 12 de outubro em Fortaleza, Sobral e Icapuí. O festival tem a ideia de colocar o teatro infantil como uma opção responsável de diversão e lazer para todas as idades. Em breve serão anunciados os espetáculos que irão compor a quarta edição. Além dos nacionais selecionados, o TIC terá atrações internacionais convidadas, como a companhia da Espanha, Dinamarca, França e Itália.

A 4ª edição do TIC apresentará também outras linguagens além da arte de encenar, como audiovisual, artes visuais, dança, música e literatura. Será uma intensa programação gratuita para o público em geral, com sessões exclusivas para escolas públicas municipais. Além de apresentações, o festival terá atividades de formação, como oficinas e residências. A expectativa de público é de 20 mil pessoas, sendo 8 mil de alunos de escolas públicas. O principal intuito é conquistar novas plateias.

SERVIÇO

Encontro de Narrativas para a Infância – de 28 a 30 de maio e 04 e 06 de junho, Escola Porto Iracema das Artes. As inscrições estão abertas no site do TIC: www.festivaltic.com.br. Informações: (85) 3048-6077.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *