Cinema no TIC: MOSTRA comKids no TIC

 

logo comkids FINAL

Festival Internacional de Teatro Infantil (TIC) terá Mostra de Cinema em parceria com o comKids

 

Uma parceria com o comKids, iniciativa que promove a reflexão sobre conteúdos digitais, interativos e audiovisuais para crianças e adolescentes, traz ao TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, filmes de curta-metragem do Brasil, Alemanha e Argentina, reconhecidos por sua qualidade. A Mostra de Cinema comKids no TIC acontecerá de 10 a 12 de outubro (sexta a domingo) no Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco. O acesso é GRATUITO.

 

Com a direção geral e editorial de Beth Carmona, o comKids propõe a reflexão sobre os conteúdos de qualidade, a partir de pressupostos de responsabilidade social, desenvolvimento cultural e economia criativa no Brasil e na Ibero América. Dentre as principais atividades do comKids está a realização do Festival comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano e do portal comKids (www.comkids.com.br).

 

A seleção de filmes do comKids no TIC será dividida em duas programações diferenciadas (sessão 1 e sessão 2). Sexta e sábado às 17h (sessão 1) e 18h (sessão 2) e Domingo às 16h (sessão 1), 17h (sessão 2) e 18h (sessão 1).

 

SESSÃO 1

UM DIA ENSOLARADO, 5min, Alemanha

DISQUE-QUILOMBOLA, 13min, Brasil

DE CONTO EM CONTO – O CONVITE, 13min, Argentina

O CAPIVARA – O CAPIVARA E O LÁPIS, 2min, Argentina

MEU PAI, 13min, Brasil

NINJA, 4min, Brasil

AS AVENTURAS DE MINUANO KID, 10min, Brasil

 

SESSÃO 2

SONHOS, 16min, Brasil

PEREBA F. C., 9min, Brasil

TERRITÓRIO DO BRINCAR – CASINHAS, 4min, Brasil

AMIGOS – AMOR NO CARROSSEL, 13min, Argentina

MARINA NÃO VAI À PRAIA, 16min, Brasil

 

A quinta edição do TIC é apresentada pela Vivo, tem como patrocinadores CAIXA, Cagece e Coelce. Apoio Cultural: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. Parceria: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. É uma realização do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento e promoção da Invento Produções Culturais.

 

SERVIÇO
Mostra de CINEMA comKids no 5º TIC  – De 10 a 12 de outubro no Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema). Dia 10: 17h (sessão 1) e 18h (sessão 2); Dia 11: 17h (sessão 1) e 18h (sessão 2); Dia 12: 16h (sessão 1), 17h (sessão 2) e 18h (sessão 1). Informações: (85)3048.6077 / fest.teatroinfantil@gmail.com. Site: www.festivaltic.com.br. t: @inventocultural. f: TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará.

 

PROGRAMAÇÃO

 

10/10/2015 (sábado)

17h – Mostra de CINEMA comKids – Sessão 1

18h – Mostra de CINEMA comKids – Sessão 2

 

11/10/2015 (domingo)

17h – Mostra de CINEMA comKids – Sessão 1

18h – Mostra de CINEMA comKids – Sessão 2

 

12/10/2015 (segunda-feira)

16h – Mostra de CINEMA comKids – Sessão 1

17h – Mostra de CINEMA comKids – Sessão 2

18h – Mostra de CINEMA comKids – Sessão 1

 

SINOPSES

 

UM DIA ENSOLARADO

Título em inglês: A sunny day

Alemanha, 2008, 5min

Direção: Gil Azkabetz, Produção: ARD/Südwestfunk

O sol nasce toda manhã, mas desta vez ele descobre que não é tão bem-vindo quanto pensava que fosse.

 

DISQUE-QUILOMBOLA

Brasil, 2011, 13min

Dir. David Reeks, Prod: Estúdio Veredas, TV Brasil. Premiado no comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano 2013.

Em Disque Quilombola, crianças do Espírito Santo conversam de um jeito divertido sobre como é a vida em uma comunidade quilombola e, em um morro na cidade de Vitória. Por meio de uma brincadeira infantil, os dois grupos falam de suas raízes e revelam o quanto a infância tem mais semelhanças do que diferenças.

 

DE CONTO EM CONTO – O CONVITE

Título original: De cuento en cuento – La invitación

Argentina, 2012, 13min

Direção: Makena Lorenzo. Produção: Banda Aparte (Buenos Aires), Pakapaka. Premiado no comKids – Prix Jeunesse Iberoamericano 2013.

Um menino chamado Wang Li quer convidar um terrível dragão para o seu aniversário. Claro que é impossível fazer esse convite chegar até ele, explica sua mãe, pois em sua vila nenhuma pessoa tinha visto o dragão até então. Mas Wang Li não acredita, e decide ir, ele mesmo, ao encontro do dragão.

 

O CAPIVARA – O CAPIVARA E O LÁPIS

Colômbia, 2015, 2min

Direção: Oscar Andrade Medina. Coprodução: Jaguar Taller Digital, Babel Libros e Ministerio de Cultura (Bogotá).

Chigüiro resolve seus desafios diários através da imaginação e da colaboração. Quando está com sua família ou amigos, aprende como interagir com generosidade. Baseado em uma série de livros infantis de sucesso, obra do reconhecido autor e ilustrador colombiano Ivar Da Coll.

 

MEU PAI

Brasil, 2014, 13min

Direção: Lúcia Araújo (Canal Futura) e Ana Luiza Azevedo (Casa de Cinema de Porto Alegre). Coprodução: Canal Futura, Casa de Cinema de Porto Alegre.

Álvaro tem 12 anos e é filho único de pais separados. Está numa fase de muitas dúvidas e inquietações. Inseguro, se acha feio, gordo. Queria crescer logo, mas tem que esperar pelo estirão e pelas primeiras espinhas. Será que o pai também demorou a ter o estirão? E por que Álvaro nunca consegue perguntar nada para ele?

 

NINJA

Brasil, 2014, 4min

Direção: Marcelo Marão. Produção: Angudadá (Ribeirão Preto).

Clipe para a canção “Ninja”, do grupo de música para crianças “Angudadá”. A imaginação infantil leva ao mais distantes lugares do planeta. Brinque, imagine, finja que você é como um ninja!

 

AS AVENTURAS DE MINUANO KID

Brasil, 2014, 10min

Direção: Edison Rodrigues e Pedro Antoniutti. Produção: AE Produções Cinematográficas (Porto Alegre).

História de Juninho, um garoto de nove anos e seu amigo imaginário Minuano Kid, um super-herói com medo do escuro. A dupla enfrenta os “dilemas” que toda criança de nove anos é capaz de enfrentar em seu dia a dia.

 

SONHOS

Brasil, 2013, 16min

Direção: Haroldo Borges. Produção: Plano 3 Filmes (Salvador)

O menino vive buscando motivos para fugir da escola. Um dia, ele encontra o motivo perfeito: a garota mais bela que ele já viu. Mas ela mora em um circo e ele não tem dinheiro para entrar. Tentando conquistar sua atenção, o menino vai embarcar na grande aventura de crescer.

 

PEREBA F.C. – Vai que é tua!

Brasil, 2014, 9 min

Direção: Guto Bozzetti. Coprodução: Cartunaria (Porto Alegre) e RBSTV.

Zeca, um menino de 12 anos, está vivendo uma febre terrível, uma vez que o time da sua cidade, o Atlético das Grota, finalmente parece ter chances de vencer o campeonato.

 

TERRITÓRIO DO BRINCAR – CASINHAS

Brasil, 2014, 4min

Direção: Renata Meirelles e David Reeks. Coprodução: Maria Farinha Filmes (São Paulo) e Ludus Vídeos.

A série é um convite para brincar, trocar, vivenciar brincadeiras, festejos populares, fazeres e saberes da infância brasileira. Nesse episódio, crianças do Vale do Jequitinhonha criam e recriam a intimidade e a beleza da brincadeira de casinha. Buscar o terreno, limpar, construir, enfeitar com flores e arrumar a casa.

 

AMIGOS – AMOR NO CARROSSEL

Título original: Amigos – Amor en la Calesita

Argentina, 2014, 13min

Direção: Ricardo Achart. Produção: Yoquer 3D (Buenos Aires) e Pakapaka.

Santiago e Elbiz Cocho são grandes amigos, sempre na mesma sintonia, preparados para ajudar e estar um ao lado do outro. Ao longo da série, Santi vai crescendo e descobrindo o mundo. Elbiz sabe que, quanto mais seu amigo cresce, mais se aproxima o dia em que deixará de acreditar em amigos invisíveis, e, por isso, deixarão de ser amigos.

 

MARINA NÃO VAI À PRAIA

Brasil, 2014, 16min

Direção: Cássio Pereira dos Santos. Coprodução: Paideia Filmes (Uberlândia), Trotoar e Cássio Pereira dos Santos.

Um grupo de adolescentes do interior de Minas Gerais prepara uma excursão para o litoral. Marina, uma garota com síndrome de Down, deseja conhecer o mar. Impedida de viajar com sua irmã, ela busca outros caminhos para realizar seu sonho.

 

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA:

 

DÉGAGÉ – Assessoria de Imprensa do TIC

Sônia Lage e Eugênia Nogueira

85-3252.5401 / 99989.587 (Sônia)

degage@degage.com.br / degagecomunica@gmail.com

t: @degage_imprensa / f: degageassessoria

 

Setembro /2015

logo comkids FINAL

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *