Cia. de dança espanhola realiza ação formativa para crianças e professores

De 07 a 12 de outubro a Cia Mons Dansa (Espanha) ministrará workshops de dança contemporânea para professores de artes e crianças da Vila das Artes e da ONG Vidança em Fortaleza-CE.

A Cia Mons Dansa, da Espanha, realizará uma ação educativa junto aos alunos da formação básica em dança da escola Vila das Artes (dias 7 e 9), alunos do projeto Vidança (dia 8) e arte-educadores (dias 11 e 12 no Cena 15, da Escola Porto Iracema das Artes). Essa ação faz parte do projeto TROCAS do teatro Mercat de les Flors, de Barcelona, que vem realizando um intercâmbio com o Brasil na área de educação para dança contemporânea voltada para crianças.Cia-Mons-Dansa4

O Trocas é antes de tudo uma ação que visa a partilha, através de atividades que buscam uma construção de conhecimento e entendimento mútuos. Entre os objetivos, está o de trazer para o Brasil a “maleta pedagógica”, que é a principal ferramenta de experiência em dança da companhia para professores. A ideia é trazer, não como algo pronto e somente traduzido, e sim como uma ferramenta que será adaptada à realidade brasileira. “O projeto pedagógico do Mercat de les flors só encontra sentido no outro, na troca; o público é parte intrínseca do feito artístico. Pensando nisso, levar ao Brasil nossos fios, torna-se um ato de produzir juntos, entrelaçar saberes, vidas, criações e corpos”, explica a companhia.

Para formatar e coordenar este projeto, o Mercat conta com a orientação pedagógica de Montserrat Ismael, a qual estará acompanhando a ação em Fortaleza. Montserrat é mestra em pedagogia e licenciada em pedagogia de dança. Sua carreira está pautada em projetos educativas em torno da arte do corpo, perpassando por ações de formação de plateia e de ensino da dança para crianças e jovens.

Após o TIC, a ação seguirá para o Rio de Janeiro dentro da programação do Festival Panorama.

MALETA PEDAGÓGICA: WORKSHOP PARA PROFESSORES COM O TEMA “ENSINO DA DANÇA CONTEMPORÂNEA PARA CRIANÇAS”

Nos dias 11 e 12 de outubro (manhã e tarde), no Cena 15 (antigo Alpendre, no entorno do Dragão do Mar), a Cia Mons Dansa e a pedagoga Montserrat Ismael ministram o workshop “Ensino da Dança Contemporânea para Crianças”, destinado a arte-educadores. O trabalho será desenvolvido a partir da Maleta Pedagógica, que reúne conteúdos e ferramentas pedagógicas para auxiliar o ensino da dança em escolas. Serão dois dias dedicados a reflexão e a troca entre mediadores culturais em torno da dança. O primeiro dia focará nas ações de excelência do Mercat de les Flors, como perpassando pelos projetos de ensino da dança contemporânea e de formação de plateia, perpassando pela sua fundamentação pedagógica e prática. No segundo dia, a dinâmica será focada na troca de experiências e conhecimentos entre os participantes brasileiros e espanhóis.

Segundo Montserrat, a Maleta consiste em um dossiê pedagógico que dá recursos para trabalhar a dança em sala de aula, tendo presente a bagagem do docente. “Por isso a linguagem que se utiliza no dossiê é uma mistura entre termos mais pedagógicos e termos mais criativos, flexíveis e abertos”, explica a pedagoga. No dossiê são introduzidos cinco conceitos da dança que são acompanhados de atividades divididas por idades e por ciclos educativos.

INSCRIÇÕES

 Para participar, os arte-educadores devem realizar a inscrição gratuita online. Link:

http://goo.gl/forms/B3ElLbeZMk

OBS.:  O participante deverá cumprir 75% da carga horária para receber o certificado e poder participar da próxima atividade formativa do TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará.

O MERCAT DE LES FLORS

Captura-de-pantalla-2012-07-23-a-las-11.23.371O Mercat de les Flors é um teatro de dança fundado em 1983, conhecido por sua grande importância no contexto cultural e artístico da Espanha. Situado em Barcelona, capital catalã, o teatro já abrigou grandes nomes da arte contemporânea espanhola, sendo uma referência na investigação, produção, criação e difusão da dança e das artes do movimento.

Mais que oferecer uma programação que representa a pluralidade da dança contemporânea, com uma programação eclética de companhias nacionais e internacionais, o Mercat desenvolve um importante projeto pedagógico que tem por objetivo a promoção e integração da experiência artística e estética pelos diferentes públicos e coletivos sociais.

Seus projetos educativos e de formação de plateia primam pela qualidade de conteúdos e apostam numa programação e coprodução de espetáculos e atividades formativas com ênfase em projetos escolares, familiares, comunitários e de caráter intergeracional.

Nesse sentido, esta instituição criou o projeto Trocas com o intuito de promover o intercâmbio artístico entre Espanha e Brasil, no sentido de estreitar as relações e criar uma rede de pensadores, professores, pedagogos, criadores e artistas da dança contemporânea desses dois países, sendo um marco inaugural para as próximas ações que serão desenvolvidas entre Espanha e Brasil no próximo ano.

Para formatar e coordenar este projeto, o Mercat conta com a orientação pedagógica de Montserrat Ismael, a qual estará acompanhando a ação em Fortaleza. Montserrat é mestra em pedagogia e licenciada em pedagogia de dança. Sua carreira está pautada em projetos educativas em torno da arte do corpo, perpassando por ações de formação de plateia e de ensino da dança para crianças e jovens.

A CIA. MONS DANSA

Cia-Mons-Dansa2Criada em 1997, a Cia Mons Dansa explora, em suas criações, a interação da dança com outras linguagens cênicas (objetos, mágica, texto, vídeo, entre outras). Em 1998, a companhia inicia sua linha de criação para crianças, a fim de aproximar a dança contemporânea junto ao público infantil, podendo alcançar, ao mesmo tempo, toda a família. O grupo já produziu 15 espetáculos adultos e 10 para crianças. Parte das suas criações tem sido remontada por outras companhias de dança europeias. Atualmente, o grupo é subvencionado pelo Ministério de Cultura da Espanha e pela Prefeitura de Barcelona.

O ESPETÁCULO

Como parte dessa ação pedagógica, a Cia Mons Dansa apresentará o espetáculo Momentari dentro da programação do 4º TIC, prevendo uma sessão para escolas públicas e outra para o público geral.

Sinopse: Tari é o nome de um personagem estranho: um colecionador que nos mostrará sua coleção especial de momentos simples em que se esconde a verdadeira felicidade, mas que passam despercebidos pela maioria das pessoas. A partir de um cubo e projeções de vídeo, quatro personagens irão expor a curiosa coleção de Tari, nos levando a uma viagem cheia de sensações, cores, sons e imagens.

O espetáculo será apresentado no dia 10 de outubro às 15h (para escolas) e 20h no Teatro Dragão do Mar.

Vídeo do espetáculo: https://www.youtube.com/watch?v=bkNcVk-x6-s

SERVIÇO
– Workshop para alunos do curso de formação básica da Vila das Artes
– Dias 07 e 09 de outubro (manhã e tarde).

– Workshop para crianças e jovens da ONG Vidança – Dia 08 de outubro (tarde e noite).

– Workshop “Ensino da Dança Contemporânea para Crianças” para professores de artes11 e 12/10/2014 – de 09 às 12h e de 14h às 17h – Local: Cena 15 (antigo Alpendre) – Rua José Avelino, 495, Praia de Iracema (Fortaleza-CE). Inscrição Gratuita: http://goo.gl/forms/B3ElLbeZMk

 

Informações: (85)3048.6077 / fest.teatroinfantil@gmail.com. Site: www.festivaltic.com.br. t: @inventocultural. f: TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará.

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA:

DÉGAGÉ – Assessoria de Imprensa do TIC
Sônia Lage e Eugênia Nogueira (85-3252.5401 / 9989.5876)
degage@degage.com.br / degagecomunica@gmail.com
t: @degage_imprensa / f: degageassessoria

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *